terça-feira, 6 de outubro de 2020

Por que uma sala de integração sensorial em seu consultório?

 

Integração sensorial


Sabemos que graças aos sentidos recebemos informações do mundo e de nós mesmos. Mas não deveria ser tão simples, certo? Por exemplo, se estivéssemos cientes de todos os estímulos auditivos em nosso ambiente ... nos sentiríamos oprimidos! O processamento sensorial correto é necessário para que tudo “faça sentido”.

A integração sensorial é o processo neurológico pelo qual organizamos os dados que chegam até nós, permitindo-nos interpretá-los e dar respostas adaptativas às situações que surgem.

Esse processo é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e comunicacional.

Jean Ayres, terapeuta e psicólogo, investigou esse processo e suas alterações, criando a teoria da integração sensorial tal como é hoje utilizada na prática da terapia ocupacional e aplicada no cuidado infantil e na educação infantil.

O processo de intervenção Ayres (Ayres Sensory Integration®, doravante ASI) é frequentemente focado no jogo, permitindo várias experiências sensoriais e planejamento de ações em um ambiente orientado, como uma prática profissional e supervisionado por um terapeuta treinado em ASI.

Trabalhamos principalmente com os sistemas táteis (nos informa do limite corporal), proprioceptivos (como as partes do nosso corpo se posicionam) e vestibulares (como a cabeça se move no espaço), intimamente ligados entre si e por serem fundamentais. na interpretação e resposta aos estímulos ambientais.

Esses sistemas nos ajudam a realizar muitas atividades mais avançadas da vida diária. Sem o seu bom funcionamento não seríamos capazes de escrever, ler com fluência, permanecer sentados na aula e saber de onde vem o som quando o professor nos chama, aprender novas formas de se movimentar (praticar esporte, andar de bicicleta, ...), etc. .

Portanto, em última análise, a terapia de integração sensorial busca melhorar a funcionalidade e autonomia.

Por que uma sala de integração sensorial

Encontrar formas de ajudar os sistemas vestibular, tátil e proprioceptivo a funcionarem de forma mais eficaz é uma prioridade nesta terapia, onde os outros sistemas sensoriais também são levados em consideração.

Uma sala equipada para trabalhar a partir do quadro de integração sensorial oferece-nos essa gama de estímulos num ambiente flexível, controlado e seguro onde podemos brincar e realizar uma atividade física variada. E acima de tudo, adapte-se às necessidades de cada pessoa.

Por exemplo, atividades de movimento podem ajudar aqueles que precisam de mais informações vestibulares, mas também podem ser um risco se tentarem obter essas informações por conta própria.

Em um ambiente guiado , balanços ou equipamentos suspensos podem ser usados ​​que nos permitem toda a gama de movimentos: posturas variadas, giros, balanço, estimulação vertical, etc. Se, por outro lado, a sensação de movimento assusta o usuário, esses mesmos equipamentos e outros na sala nos permitirão uma abordagem gradual e lúdica para que eles comecem a se sentir seguros ao se mover.

Seu quarto com adaptações BJ

Na BJ Adaptaciones seguimos os critérios e recomendações de especialistas na área para a conceção das nossas salas de Integração Sensorial, onde podemos trabalhar de forma adaptada e segura neste quadro de intervenção.

Como fazemos?

Criamos espaços flexíveis, com equipamentos e materiais variados, para facilitar a adaptação do ambiente de intervenção a cada utilizador e momento.

Esta é uma vista de nosso quarto standard, onde você pode ver os elementos básicos . É um espaço tranquilo, adequado para atividades físicas e estimulação.  Um espaço onde o equipamento que não está a ser utilizado pode ser guardado ou colocado junto às paredes e o que é utilizado é versátil e cheio de possibilidades de intervenção.

Sala de integração e estimulação sensorial na BJ Adaptaciones

Aqui indicamos os critérios e elementos com os quais projetar uma sala de integração sensorial:

Sistemas de suspensão

É importante que as estruturas ou suportes permitam que vários balanços sejam pendurados com uma distância mínima para permitir o movimento total e em diferentes posições para criar circuitos variados. Em muitas ocasiões é possível montar diretamente no teto, você pode nos consultar se tiver dúvidas. Caso contrário, existem estruturas de piso que podem ser personalizadas.

Essa área deve ter tatames, esteiras, mesinhas de cabeceira e almofadas de diferentes densidades e tamanhos para proteger o piso sob os equipamentos suspensos e promover a atividade física segura. Todo esse material será muito útil no restante da sala para fazer circuitos de movimento e outras atividades.

Equipamento suspenso

Devem ser variados (pneu, plataforma, rolo, trapézio, arnês, etc.) e se ajustar ao tamanho do usuário (vários modelos e tamanhos).

Na BJ Adaptaciones trabalhamos com a marca Southpaw , que desde 1978 se dedica a desenvolver soluções de integração sensorial com alta durabilidade e qualidade, contando com a assessoria de terapeutas para o seu design. Isso é perceptível na variedade, aumentando as possibilidades de intervenção; e em outros detalhes como os tecidos usados, tão importantes se a criança tem hiper ou hipossensibilidade tátil.

Para completar as possibilidades de um equipamento suspenso, adicionamos acessórios que auxiliam o profissional a facilmente trocar um balanço e ajustar sua altura, permitir a rotação de 360º do balanço, além de oferecer estimulação vertical.

Material para salas de integração sensorial. Exemplo de uma corrediça de rolo que oferece experiências de movimento e favorece o planejamento motor.

Em nossa proposta você encontra outros equipamentos disponíveis para oferecer experiências de movimento e promover o planejamento motor: cama elástica, escorregador, parede de escalada, bolas de terapia, circuitos de espuma, scooter, túnel para rolar , etc.

O material para trabalhar a propriocepção e o toque profundo (manta de peso, rolos de pressão, coletes, jaqueta de lycra, piscina de bolinhas, etc.) completa o trabalho com os três sistemas sensoriais na base do desenvolvimento.

Outros materiais

Não esquecemos os pequenos materiais tácteis como elementos de massagem, vibradores ou almofadas com diferentes recheios e texturas.

Por fim, é importante contar com materiais visuais e auditivos para completar a terapia sensorial, bem como outros elementos que permitam estimular a participação no jogo e praticar as habilidades do dia a dia . Com eles, o profissional poderá propor diferentes desafios ao usuário para que participe ativamente e facilite uma resposta adequada.

Material tátil e material para apoiar a participação no jogo

Dê uma olhada em nossas soluções

BJ Adaptaciones oferece uma ampla gama de produtos sensoriais , muitos dos quais são especificamente projetados para apoiar o processo de intervenção de Integração Sensorial.

O material de movimento, vestibular e de propriocepção  auxilia na construção e organização da consciência corporal, facilitando melhor orientação, planejamento dos movimentos e manutenção do equilíbrio e da postura. É uma ferramenta poderosa para modificar o tônus ​​muscular, regular os níveis de alerta, o humor e se conectar com nossas emoções.

É por isso que muitos de nossos materiais também podem ser usados ​​para outras atividades baseadas nos sentidos , que não atendem aos critérios para ASI, mas ainda podem fornecer benefícios como melhor comportamento, aprendizagem e participação social.

Temos produtos adequados para uso em casa, no consultório de terapia ocupacional e na escola.

Um exemplo de sala de integração sensorial recente é a que realizamos para a Associação Cocemfe no município de Iniesta (Cuenca).

 


Feliz em te ajudar

Você está pensando em criar um espaço sensorial em sua casa ou no seu consultório? Contate os nossos consultores em tocupacionalbh@gmail.com e iremos ajudá-lo a conceber um projeto à medida do seu espaço e orçamento.

Se você quiser saber mais sobre integração sensorial, recomendamos o artigo de Alex Reis em nosso blog:  Como a integração sensorial ajuda a melhorar a funcionalidade e a autonomia?

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